Há alguns dias, estávamos eu e o pessoal aqui em casa, quando passou na televisão uma matéria falando de um filme indiano recentemente lançado. Ao ver as dezenas de atores e atrizes dançando loucamente ao melhor estilo Prabhu Deva, um dos nossos comentou: "Nossa, que ridículo."
Ridículo? Talvez.
A Índia é um país predominantemente muçulmano. O Brasil é um país predominantemente fã de bundas. Basta ligar a televisão em um domingo à tarde para assistir mulheres seminuas, rebolando seus traseiros em frente à uma audiência disputada a tapas. Não estou exatamente por dentro das leis e costumes indianos, mas também não duvido nada de que o fato de uma mulher (muitas vezes, casada) aparecer na televisão com figurinos estilo Dançarina do Tchan renda algumas boas chibatadas em praça pública.
Falar dos outros é sempre fácil. Muito se reclama dos americanos, que não sabem que idioma se fala no Brasil, e que acham que Argentina é a nossa capital. É fácil lembrar-nos desses exemplos, porque são coisas que já praticamente nascemos sabendo. E é sempre os Estados Unidos que são a "vítima", já que eles são, ao ver do resto do mundo, o país mais egocêntrico que existe. Será?
Acredito que não. O "exemplo" que eles dão só é mais facilmente lembrado pelo fato de eles serem, de longe, o país mais exposto à midia. É fácil malhar os americanos, já que eles são sempre a bola da vez, eles são sempre "a face do mal", com seu presidente ligeiramente megalomaníaco e sua população ligeiramente obesa e relapsa.
Mas será que aqui, no nosso quintal, a coisa é diferente?
Nem um pouco - pra não dizer muito pior. Sim, pois nós brasileiros somos tão egocêntricos que os nossos amigos dominadores do mundo. Nós somos o "país do futebol", como se esse fosse o único, ou pelo menos o melhor esporte do mundo. (Isso pra não mencionar o fiasco da última copa.) Dizemos a quem quiser ouvir que "Deus é Brasileiro", sem nem ponderar o quanto essa afirmação é absurda.
Isso pra não citar o nosso Hino Nacional, que cita nossos céus límpidos, e os fatos de que nossos bosques têm mais vida, entre outras sandices. Talvez, quando ele foi composto, algumas dessas coisas fossem verdade... Hoje em dia, a poluição toma nossos céus - nos quais, só passarinhos voam; e o IBAMA assiste a vida de nossos bosques ser extirpada sem muito poder fazer.
E ai de quem mexer conosco! Qualquer matéria em tom pejorativo publicada em jornal ou revista estrangeira é motivo para nos fazer urrar, declarar guerras e boicotes ao país, xingar as mães deles e querer que o país deles se exploda! E enquanto isso nós nos deliciamos em apontar defeitos em George Bush, Tony Blair, Evo (Evil?) Morales, e em quem mais aparecer na nossa frente. Afinal, nosso presidente é perfeito, não é?
E quantos de vocês conseguem responder, sem consultar a fontes, a capital da Guatemala, e o idioma que se fala em Madagascar?
"Espalha para todos. Que todos os gregos reunidos saibam essa verdade. Que cada um deles examine sua própria alma.
E enquanto fazes isso, examina tua própria."
domingo, 8 de abril de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comentários:
Porra...
Eu ia colocar aki uma parada sobre cultura brasileira... agora que tu falou sobre esse tema... vou falar sobre outra coisa(que eu ainda não sei)
Ah! A capital da Guatemala é a Guatemala! Num é?
Mas... vc é suspeito pra falar dos EUA heim garoto... auhuahuhahahuah
Hummm, a tempos não fazia a minha análise... e percebi q realmente errei, poderia ter mandado tanta gente pra Casa descascar alhos...
Isso é sempre difícil Rod... aceitar o erro, aceitar q é diferente a opinião e, além de tudo, aceitar opiniões!!!
Mas sobrevivemos... Sempre sempre. Apenas quando "alguém" já passou a foice e determinou!
E sobre os branquinhos obesos, os dos olhos amêndoados e os dois socialistas devem realmenter fazer uma auto-análise... e tb parar de beber, parar de vijar, parar de mudar o congresso e começar a agir... pq Bolsa-do-cacete já tem demais!!
Poxa Digo, você estava certo quando disse que eu iria gostar desse post. Você escreve bem e, nesse ponto, eu concordo com você. É fácil falar mal dos outros, apontar erros e defeitos. Difícil é olhar para si mesmo e fazer uma auto-análise, criticar seus próprios defeitos e tentar corrigí-los. Com isso, lembrei-me de um dia recente na UnB: Eu estava assistindo a uma assembléia de estudantes que protestava e abominava, entre outras coisas, o fato de o DCE (diretório central dos estudantes), não participar de forma ativa nas manifestações, além de tentar causar uma desunião entre os estudantes e reprimí-los. O fato engraçado é que, quando um dos integrantes do DCE quis se manifestar, dar uma explicação, foi reprimido pelos estudantes da assembléia. Logo eles, que falavam tanto em união, anti repressão, etc. foram exemplo de repressão, e não deram oportunidade alguma ao mebro do DCE de tentar uma raproximação... É desta forma que esperam união. é dessa forma que esperam o fim da repressão. Engraçado? Não sei, mas não consegui parar de rir, e acho que fui fotografada rindo... maldita mídia!
ui, tô ofendida agora.
surtiu efeito, meu bem. parabéns.
mas não deixo de odiar,
se quer saber,
cultura é o que há!
é o que sempre nos guiará.
seja aonde for.
elô.
ps.: "iobskcak" pediram pra eu escrever, senão, não poderia deixar um post aqui. não aguento esse mundo muderno.
hmmm. vou pensar, OK?
Volto aqui e continuo a examinar a minha alma, meu amigo. Depois vê a Sofia interativa!
Mulher dançando seminua e beijo em público? Até prisão, meu amigo. Dizem que os indianos são tarados por estrangeiras, e talvez até sejam, mas a gente também dá o que falar, né?
Ninguém é perfeito...
Enfim, sem mais o que dizer.
Beijo, Di.
(Ah, aqui é a Isa.)
Post novíssimo, né :)
Mas mesmo assim eu comento. Bah, tchê.
Isso estava engasgado há quanto tempo?
Show ;-))
Acho que o melhor a fazer seria olhar nossa vida, e deixar que os outros povos resolvam a deles. Melhor assim, né?
Beijos.
É... é difícil.
Como vc mesmo disse, olhar o dos outros é mais fácil.
Mas, como diz uma amiga "é cada um com seus pobrema!" rs
Amo o Brasil e reconheço coisas ruins e coisas boas [sim, temos coisas boas também]. Tento fazer aquilo que posso pra melhorá-lo ou, na política de redução de danos, tento não piorá-lo mais.
Infelizmente os brasileiros não dão valor ao país que tem... e não fazem nada pra mudá-lo. Só reclamam, reclamam, mas Sarney continua lá, rindo com aquele bigodão... até Lulla Molusco continua lá, sem ver nada!
Postar um comentário